Nova modalidade de relacionamento cibernético
Por: Larice Lorena de Paula
Nasce um novo tipo de produtores, os independentes. O Sambadestilado, como muitas outras bandas que têm surgido em Brasília tem adquirido essa nova forma de produção. Segundo, Rafael Costa, a maioria das bandas começa de brincadeira ou sem compromisso. Com o Samba Destilado não foi diferente. Com muita amizade e alegria, nos encontrava-mos num barzinho de Brasília para trocar uma idéia, tomar uma cerveja gelada, e claro, tocar um bom samba! Esses encontros sem compromisso continuam até hoje, só que agora reúne cada vez mais e mais amigos. A brincadeira tá cada dia mais séria! Aí eu te pergunto: De que lado você Samba?
Samba Destilado:
Gustavo Henrique - Violão
Gustavo Lisboa - Surdo
Mateus Sabino - Banjo
Rafael Alves - Cavaco
Rafael Costa - Pandeiro
Tarcísio França - Tantã
Ygor Freitas - Voz
Apoio:
Gabriel "Piruba"- Percussão Geral
Pedro Henrique - Percussão Geral
Herik "Guma" - Baixo
Bruno Souza – Roadie
Nota-se uma significativa mutação cultural no que tange à distribuição e à recepção de música. Nos últimos anos, temos assistido a uma acelerada popularização do uso de programas de computadores (softwares) que permitem a livre troca, pela Internet, de arquivos musicais digitalmente codificados. Facilitando muitas vezes o acesso da população quando uma nova banda surge, é o disseram os integrantes da banda. A generalização dessa prática sociocultural, ainda que circunscrita aos limites difusos da chamada cibercultura, aponta para o desenvolvimento de novos paradigmas comunicacionais que parecem incidir, de maneira peculiar e significativa, sobre a paisagem sonora de nosso tempo.
Essa nova modalidade de relacionamento cibernético com a música traz à tona uma série de questões fundamentais sobre as transformações culturais ora em curso. As facilidades que as novas bandas encontram são das mais variadas com o meio de divulgação, de ofertas, de acessos, entretanto como a maioria delas tem um custo muito baixo, acabam perdendo por uma produção adequada. Esse seria o papel fundamental de uma produtora. Intercambiar os integrantes com a mídia. Assessorá-los com um bom áudio, iluminação, cenário para que a procura pela banda seja maior. Os meninos do Sambadestilado acabam fazendo tudo sozinhos.